Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Três decisões


Olá pessoal,

Gostaria de compartilhar umas idéias para trabalhar sobre álcool e drogas com adolescentes na igreja. Percebi que não tem muito isso na internet... então vi algumas idéias e montei uma, você que está lendo essa dica pode montar outra e assim a gente vai se ajudando e construindo o Reino.
Bem, no sábado passado (12/02) começamos a conversar sobre esses assuntos.
Material: cartaz com fotos de jovens e adolescentes que vc pega em revistas
Você escreve no cartaz: 3 decisões e trabalha a cada sábado uma:
1. Por que NÃO beber?
2. Por que NÃO fumar?
3. Por que NÃO usar drogas?
A cada final de semana vc coloca uma dessas perguntas.
Bem, comecei com uma brincadeira tipo gato e rato para ver quem me ajudar no dia. Essa pessoa tinha que ser verdadeira em todas as perguntas que eu fizesse. Escolhida a pessoa, perguntei se ela conhecia 4 objetos e perguntei o que eram e se ela já tinha experimentado (lata de cerveja, lata de PITU (aguardente do nordeste), garrafa de vinho e álcool etílico). Ao mesmo tempo que perguntava para ela, perguntava aos outros adolescentes da "roda" se eles já haviam bebido.
Perguntei a todos, quanto eles achavam que cada bebida possuia de álcool e depois revelava o valor: cerveja 4,5%, PITU 40%, vinho 11%, alcool etílico 75%. - Me assustei quando vi tantas mãos erguidas quando perguntei sobre o consumo... muitos já tinham experimentado PITU.
Perguntei a eles quais eram as vantagens e desvantagens de beber. Claro que as desvantagens ganharam (até porque eu estava lá e eles não iriam ser tão sinceros!!!). Mas foi bem legal a reflexão deles. Então pedi a pessoa escolhida para ler o que a Bíblia dizia sobre isso e lemos Provérbios 20.1 e perguntei se eles concordavam com a Bíblia. Esse texto não diz nada sobre beber ou não, é muito legal na BLH. Falei que semana que vem iríamos conversar sobre a segunda decisão e que eu não iria responder nenhuma daquelas perguntas para eles, pq são eles que precisam decidir para vida deles, nós só mostramos o Caminho. (Adolescentes e jovens gostam do que é proibido não é??) E nesse sábado, convidei um membro da igreja que participa do AA e faz anos que saiu do vício do álcool e do cigarro. Os adolescentes nem imaginam que ele vai falar sobre isso ou que ele viveu isso... acho que irá ser impactante. Espero trabalhar sobre a paternidade e o alcool, pq creio que muitos pais são alcoólatras... Bem, futuramente escrevo mais e coloco as idéias da terceira decisão.
Abraços

Nenhum comentário: